quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Um pouco de polêmica sobre a blibia. . .

 
No livro "Carta a Uma Nação Cristã", o autor Sam Harris, ateu assumido, destrói todos os argumentos e dogmas das religiões, em especial do catolicismo. Agora alguns exemplos, veja o que a Bíblia pode nos ensinar sobre moral, bons costumes, amor e compaixão:

O monopólio da fé:

"Se teu irmão, filho de tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu amor, ou teu amigo que amas como à tua própria alma te incitar em segredo, dizendo: 'Vamos e sirvamos a outros deuses' [...] não concordarás com ele, nem o ouvirás; não o olharás com piedade, não o pouparás, nem o esconderás, mas, certamente, o matarás. A tua mão será a primeira contra ele, para o matar, e depois a mão de todo o povo. Apedrejá-lo-á até que morra, pois te procurou apartar do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão [...]. Quando em alguma das tuas cidades que o SENHOR, teu Deus, te dá, para ali habitares, ouvires dizer que homens malignos saíram do meio de ti e incitaram os moradores da sua cidade, dizendo: 'Vamos e sirvamos a outros deuses', que não conheceste, então, inquirirás, investigarás e, com diligência, perguntarás; e eis que, se for verdade e certo que tal abominação se cometeu no meio de ti, então, certamente, ferirás a fio de espada os moradores daquela cidade, destruindo-a completamente e tudo o que nela houver, até os animais".
Deuteronômio 13, 6, 8-15


A legitimação da Inquisição:
"se, se fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam [...] quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder."
2 Tessalonicenses 1, 6-9

"Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam."
João 15,6

A legitimação da escravidão (inclusive a sexual):
"Quanto aos escravos ou escravas que tiverdes, virão das nações ao vosso derredor; delas comprareis escravos e escravas. Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas famílias que estiverem convosco, que nasceram na vossa terra; e vos serão por possessão. Deixá-los-eis por herança para vossos filhos depois de vós, para os haverem como possessão; perpetuamente os fareis servir, mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não vos assenhoreareis com tirania, um sobre os outros."

Levítico 25, 44-46

"Se um homem vender sua filha para ser escrava, esta não lhe sairá como saem os escravos. Se ela não agradar ao seu senhor, que se comprometeu a desposá-la, ele terá de permitir-lhe o resgate; não poderá vendê-la a um povo estranho, pois será isso deslealdade para com ela. Mas, se a casar com seu filho,. tratá-la-á como se tratam as filhas. Se ele der ao filho outra mulher, não diminuirá o mantimento da primeira, nem os seus vestidos, nem os seus direitos conjugais. Se não lhe fizer estas três coisas, ela sairá sem retribuição, nem pagamento em dinheiro."

Êxodo 21, 7-11

Os Dez Mandamentos: do primeiro ao quarto nada tem a ver com moral. É puro monopólio de prática religiosa. Do quinto ao nono estão relacionados com a moral. Agora, veja o décimo e se surpreenda:
1) Não terás outros deuses diante de mim.
2) Não farás para ti imagens esculpidas.
3) Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão.
4) Lembra-te do dia de sábado para santificá-lo.
5) Honra teu pai e tua mãe.
6) Não matarás.
7) Não cometerás adultério.
8) Não roubarás.
9) Não apresentarás falso testemunho contra o teu próximo.
10) Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a sua mulher, nem o seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença a teu próximo.

Êxodo 20, 2-17

E, para fechar com chave de ouro, leia esta:
se um homem descobrir, em sua noite de núpcias, que sua noiva não é virgem, ele deve levá-la até a soleira da porta do pai dela e apedrejá-la até a morte.
Deuteronômio 22, 13-21

Nenhum comentário: